terça-feira, 10 de agosto de 2010

Classificação do I Prêmio "Ser Autor"

A culpa do livro

Pedro: Um adolescente adorável!  Atraia pessoas a sua volta.
Fisicamente, um adolescente comum, magro, alto, moreno claro, barba despontando, muito risonho de aparelho nos dentes.  Cabelos compridos, cacheados, brilhantes e bem cuidados. Cabelo invejado por muitos.
Bom amigo, colega, aluno. Um filho responsável que trabalhava para ajudar a mãe.
Com dúvidas, angústias em casa, comuns para a idade. Sempre carinhoso, alegre, respeitoso, educado, simples, ouvinte, observador e consciente.
Tinha  problemas como todo adolescente. Sua paixão, escrever poesias.
Quando surgiu a oportunidade de participar com outros colegas do concurso estadual de poesia, foi encorajado, entre outros alunos que escreviam poesias, a participar.
            Por ser tímido e vergonhoso ficou arredio com o fato. Seus colegas ficaram sabendo que a professora o chamara pra conversar sobre o fato. Claro, logo se espalhou a notícia sobre a insistência para escrever as poesias.
Adolescente tem dessas coisas, se cobram bastante. A opinião dos colegas conta   numa decisão particular.  Uns nem se importam com a intromissão, deboche dos colegas, mas Pedro era diferente e ficou sem graça com o convite. Não acreditava em si, insegurança de adolescente.  Ficou se esquivando ao máximo, já às vésperas de entregar as poesias. 
Procurei por ele para saber o que aconteceu.
Justificou dizendo que havia desistido por tudo que os colegas  disseram: “Suas poesias são muito loucas, cara!” Ficou na dúvida e achou melhor não entregar .
 Argumentei:
_ Você vai desistir por causa de colegas?
_ Mas, não sei se queria mesmo... Fiquei com vergonha professora!
_ O que a sua mãe falou disso tudo? - perguntei.
_ Ela disse que eu devia participar, sim. Sempre gostou e deu maior força ao que fiz até hoje.  Leu tudo que eu escrevi...
_ Você gostou do Renato Russo, do Cazuza?
_ Adorei! Eles eram demais, muito “massa”! Os caras eram cabeça, professora.
_ Então... Muitos chamaram o Cazuza e o Renato Russo de loucos. Não foi? Hoje, quem são aqueles  que os chamaram de loucos? Quem são Cazuza e  Renato Russo? É por aí! Não esquente a cabeça com as críticas não. Muitos queriam fazer o que você faz e não têm o dom, por causa disso tentam desanimar você. Você vai se deixar dobrar por eles?
A diretora quando soube da desistência do Pedro ficou chateada.
Fomos a procura dele, de tardezinha, chegamos a sua casa. Lar simples  ele muito sem graça nos recebeu com seu violão na mão e, a contra gosto,  prometeu perante à diretora que no dia seguinte levaria  à escola as poesias para serem encaminhada ao concurso. E, levou. Digitou, corrigimos o que ele permitiu e como permitiu. Enviei a dele e dos outros colegas.
Tempos depois na biblioteca passou pelas minhas mãos o livro, “Resistindo à pressão dos colegas”  de Jim Auer. Logo pensei naquele episódio e naquele adolescente.  Chamei o garoto e meio que o intimei para que levasse o volume que eu separei especialmente para ele. Para me agradar levou o livro, ficou muito tempo com ele.
Certo dia,  encontrei com o Pedro no recreio e perguntei sobre o  livro  ele disse:
_ Muito bom, adorei e serviu muito pra mim, professora. Só que esqueci. Amanhã eu trago. Foi tudo que eu precisava pra tomar umas atitudes.
Não me lembro se foi no dia seguinte, estava ele chegando à escola, retirou o livro da mochila e, em tom de satisfação disse:
_ Professora depois de tanto tempo eu trouxe o livro. Desculpe a demora. Eu não gosto de ler, mas valeu ter levado esse livro. Foi muito bom ter lido. Nunca pensei que um livro fosse me ajudar tanto assim.
_ Que bom que foi útil! Que legal! Fiquei feliz por ter acertado na sugestão.
Quando vi que o Pedro cortou cabelo, eu mais que depressa disse:
_ Por que você cortou o cabelo? Tão lindo que estava!  Que pena!
O Pedro, muito naturalmente me respondeu com segurança e certeza:
_ Culpa do livro professora. Eu não cortei meu cabelo antes porque os outros gostavam. Li o livro, criei coragem, mandei “vê”. Cortei! Estou aliviado. Obrigado.



Texto classificado no  Concurso I Prêmio 'Ser Autor' na Categoria IV com o gênero  memória literária, sobre o tema "Vi, nos olhos de meu aluno, a alegria de ser leitor" realizado pelo C.R.E Mário Covas  em parceria com a Câmara Brasileira do Livro e  CENP-SEE de São Paulo

3 comentários:

  1. Lourdinha!!!! PARABÉNSSSSSSSS!!!!
    Excelente o seu conto!!! Você tem intimidade com as palavras!!! Mostrou ser de fato uma educadora mestra... oa desenvolver no Pedro a autonomia!!! Beijos e abraços
    Valéria

    ResponderExcluir
  2. Lourdinha, Parabéns, fiquei muito contente, vc é uma lutadora, continue assim, é uma exemplo a ser seguida pelos adolescentes, a leitura é muito importante na educação de todos, continue a sua luta, vc nasceu com este dom, aproveite, e que seus sobrinhos sigam o seu caminho, bjs de seus irmãos Leila e João.

    ResponderExcluir
  3. aeee dimdimm!
    parabéns!
    fiquei muito feliz com a notícia!
    tu merece, mesmo!
    até mais,
    SAUDADES!
    beijos

    ResponderExcluir